As festividades de Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador foi comemorado hoje no Santuário que leva o nome da Santa. Após a alvorada de fogos, a prefeitura da cidade, inaugurou a Fonte dos Milagres, que foi totalmente requalificada.
O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, afirmou ao Informe Baiano que a requalificação traz fortalecimento para o turismo religioso da cidade, fortalecendo a imagem da RMS. “Transformamos a cidade em obras, saúde, social, cultura, lazer, educação. No primeiro mandato fizemos aporte de recursos para construção do palco em que se realiza as festividades da novena de nossa senhora. Hoje estamos entregando totalmente requalificada a gruta que deu origem a nossa cidade” afirmou.
Durante o evento, o Pároco Frei Thiago Noronha agradeceu em nome da comunidade católica, afirmando que a reinauguração ajuda na “edificação da fé temos e também para ampliar o turismo e a cultura. Manifesto por parte dos católicos a alegria desta requalificação, realizando hoje, muitos sonhos, dentre eles foi a entrega da nova imagem de Nossa Senhora de quase dois metros que vai aumentar ainda mais a devoção”.
O local, que foi reformado para receber os religiosos, conta com a nova sala das velas, quiosque, espaço para venda de artigos religiosos, rampas de acessibilidade, banheiros, além dos muros de contenção, mirante pergolado, uma imagem da Santa de 2 metros e requalificação da gruta. A primeira dama do município e secretária de Desenvolvimento Social disse ao Informe Baiano que “a requalificação é um marco para a comunidade católica da Bahia, pois Candeias sempre teve uma tradição de fé e religiosidade em todo estado”. Cabral disse ainda que a reabertura de espaços de devoção, requalificados como esse ajudam a comunidade na retomada gradual depois do distanciamento social imposto pela pandemia.
Santuário e Fonte dos Milagres
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da fonte milagrosa.
Já o segundo milagre atestado sobre a fonte se deu em agosto de 2001, com a menina Stephany, nascida em Vitória do Espirito Santos com quadro de cegueira. Após lavar os olhos da Neta com a agua dos milagres, a avó Rubenisse, percebeu que a garota Stephany passou a enxergar, mesmo com relatórios médicos que comprovam a cegueira. A Festa em honra à Nossa Senhora das Candeias recebeu o título provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia. O registro foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).