Perder pode ser um bom negócio. Ou a última esperança. Essa é a situação da Irlanda, que enfrenta neste sábado a Holanda, pelas eliminatórias da Eurocopa 2024. Por causa do regulamento confuso da competição, que mistura até ranking na Liga das Nações, a seleção irlandesa pode ter mais benefícios com uma derrota em Amsterdã do que com uma vitória.
Primeiro, o cenário atual. A Irlanda está em quarto lugar no Grupo B das eliminatórias para a próxima Euro, com seis pontos. Faltando duas rodadas, não tem mais chances de se classificar via fase de grupos (só os dois melhores de cada chave garantem vaga).
Aí há os chamados playoffs, espécie de repescagem. Só que o que vale para essa etapa não é a posição ao final da fase de grupos das eliminatórias, mas a campanha na última Liga das Nações.
Pelo regulamento da Uefa, as 12 seleções que disputariam a repescagem seriam: as melhores ranqueadas da liga A (Holanda, Croácia, Espanha e Itália), da liga B (Israel, Bósnia, Sérvia e Escócia) e da liga C (Geórgia, Grécia, Turquia e Cazaquistão).
Se não houver times suficientes de uma das ligas, a primeira vaga vai para o líder da liga D (Estônia), e depois para os melhores no ranking geral da Nations.
Deu para perceber que a Irlanda não está entre elas. Como várias das seleções citadas acima se garantiram diretamente na Eurocopa via fase de grupos, acontece então a redistribuição das vagas.
Se a Holanda vencer neste sábado na Johan Cruyff Arena, estará classificada para a Euro-2024. Líder do grupo, a França já está assegurada. Os holandeses têm 12 pontos, mesma pontuação da Grécia.
O que interessa para os irlandeses é que a Holanda se classifique logo, para abrir uma vaga a ser preenchida pelo ranking geral da Liga das Nações.
Mas há mais percalços pela frente. A Irlanda ficou em 10º lugar no ranking da “segunda divisão” da Liga das Nações, e das equipes que estão à sua frente, só a Escócia já está confirmada na Eurocopa.
Portanto, a Irlanda depende que outras seleções também encaminhem a classificação direta e não entrem nos playoffs. A fila precisa diminuir. Duas concorrentes, Bósnia e Noruega, já vão pegar duas vagas da repescagem. Os irlandeses necessitam que pelo menos cinco dos seis times que disputaram a liga B da Nations avancem diretamente.
Para a Irlanda, o melhor é a classificação de Israel, Sérvia, Finlândia, Ucrânia Eslovênia via fase de grupos. Porém, só duas delas (Sérvia e Eslovênia) estão hoje na zona “verde” de qualificação direta.
Fonte: Ge
Por: Se Liga Macajuba