Fevereiro chegou, e o mercado de transferências europeu e da Arábia Saudita já está devidamente encerrado, sem novas contratações podendo ser feitas por alguns dos principais clubes do mundo.
Com o encerramento do mercado nos centros mais ricos do planeta, a temporada 2023/24 já conhece o ranking de negócios mais caros.
A lista tem nomes diversos: desde jovens apostas, como Jude Bellingham e Dominik Szoboszlai, até atletas renomados, como Harry Kane e Neymar. Veja, então, a lista abaixo.
1. Declan Rice – 116,6 milhões de euros
Um dos grandes nomes de sua geração na Inglaterra, Declan Rice chegou ao Arsenal para assumir a titularidade e comandar o meio-campo do time. Até aqui, vem correspondendo às expectativas.
Repetindo o nível de atuação que apresentava no West Ham, o jovem de 24 anos consegue ser influnente tanto ofensiva quanto defensivamente.
2. Moisés Caicedo – 116 milhões de euros
Protagonista de uma disputa entre rivais na janela do início da temporada, Moisés Caicedo vem sendo uma decepção em seus primeiros meses no Chelsea.
Em um cenário turbulento no clube londrino, o volante equatoriano não conseguiu balançar as redes pelo clube ainda e contribuiu com apenas uma assistência.
3. Jude Bellingham – 103 milhões de euros
- Do Borussia Dortmund para o Real Madrid
- 29 gols
- 20 gols
- 8 assistências
Protagonista. Esta é a melhor palavra que define a temporada de Jude Bellingham, jovem de 20 anos que não sentiu o peso da camisa do Real Madrid e, desde que chegou, se consolidou como grande nome do time.
Atuando mais próximo do gol, o inglês desbloqueou uma faceta artilheira e tornou sua celebração a grande sensação da temporada, sendo repetida diversas vezes na Espanha graças ao seu poder de decisão.
4. Harry Kane – 95 milhões de euros
- Do Tottenham para o Bayern de Munique
- 28 jogos
- 28 gols
- 8 assistências
Como uma boa garrafa de vinho, Harry Kane parece melhorar a cada ano que passa. Aos 30 anos, o centroavante rumou para uma nova aventura na carreira e vive uma de suas melhores temporadas, tendo média de um gol por jogo.
Sua mudança de clube foi sob a justificativa de que gostaria de conquistar títulos. Acontece que, em seu primeiro ano na Alemanha, o camisa 9 corre o risco de ficar de mãos vazias mais uma vez.
5. Randal Kolo Muani – 95 milhões de euros
- Do Eintracht Frankfurt para o PSG
- 24 jogos
- 9 gols
- 3 assistências
Parceiro de Mbappé na seleção da França, Kolo Muani foi um dos reforços do PSG para tentar rejuvenescer seu time sob o comando de Luis Enrique.
Coadjuvante, o atacante demonstra boas atuações, mas ainda sem conquistar um grande destaque com a camisa do clube. Ainda aparenta estar longe do protagonismo.
6. Josko Gvardiol – 90 milhões de euros
- Do RB Leipzig para o Manchester City
- 25 jogos
- Nenhum gol
- 1 assistência
Um dos zagueiros mais caros da história, Gvardiol chegou ao Manchester City credenciado pelas boas atuações durante a Copa do Mundo com a seleção da Croácia.
Em meio à forte concorrência, o defensor passou a atuar também como lateral-esquerdo e consegue se destacar por sua polivalência.
7. Neymar – 90 milhões de euros
- Do PSG para o Al Hilal
- 5 jogos
- 1 gol
- 2 assistências
Neymar talvez seja a maior decepção dentro da lista de contratações mais caras da temporada, sendo criticado desde o momento que escolheu se mudar para a Arábia Saudita.
O grande problema para seu nível de desempenho foi a lesão sofrida em outubro, com a seleção brasileira. Ainda assim, o brasileiro acumulou mais polêmicas do que jogos na nova equipe.
8. Kai Havertz – 75 milhões de euros
- Do Chelsea para o Arsenal
- 33 jogos
- 5 gols
- 1 assistência
Apesar do gol do título da Champions League, Havertz nunca caiu nas graças da torcida do Chelsea, buscando no rival uma chance para recomeçar.
Seu nível de atuação, porém, segue sendo abaixo do esperado. Muitas vezes começando o jogo no banco de reservas, ainda não conseguiu convencer.
9. Rasmus Hojlund – 73,9 milhões de euros
- Da Atalanta para o Manchester United
- 29 gols
- 11 gols
- 2 assistências
Com atuações marcantes na Champions League, Hojlund demorou a engatar com a camisa do Manchester United, mas aos poucos começa a demonstrar poder de decisão no clube.
Desde que desencantou em torneios domésticos, são seis gols marcados e duas assistências nos últimos sete jogos. O dinamarquês, cada dia mais, se torna o protagonista da equipe.
10. Dominik Szoboszlai – 70 milhões de euros
- Do RB Leipzig para o Liverpool
- 28 jogos
- 5 gols
- 3 assistências
Com a missão de assumir a camisa 8 do lendário Steven Gerrard, Szoboszlai não tardou para assumir a titularidade e o protagonismo do meio de campo de Jürgen Klopp.
Tendo o apoio da torcida, o húngaro é influente tanto na defesa quanto no ataque, já sendo um dos homens de confiança do treinador.