A vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Flamengo, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, soa como um alívio. Não apenas pela equipe subir para a 15ª colocação da competição ou voltar a vencer em clássicos.
Fim de série contra o Flamengo
O primeiro, claro, tem a ver com o retrospecto recente contra o Flamengo. Diante do Rubro-Negro, eram oito jogos sem saber o que é vencer. A última vitória era pelo Campeonato Carioca de 2023, quando o Fluminense venceu por 4 a 1 na final e ficou com o bicampeonato. O jogo aconteceu no dia 9 de abril do ano passado.
Depois disso, foram quatro derrotas e quatro empates diante do Rubro-Negro. O Flamengo eliminou o Tricolor da Copa do Brasil do ano passado e do Campeonato Carioca deste ano. No primeiro turno do Brasileiro, venceu por 1 a 0.
Vantagem no Maracanã e melhora em clássicos
A vantagem vem com dados do Espião Estatístico. A vitória fez o Fluminense ultrapassar o Flamengo no histórico do confronto dentro do Maracanã por Campeonatos Brasileiros. Agora são 21 triunfos do Tricolor, contra 20 do Rubro-Negro e 14 empates. Eles se enfrentaram 54 vezes pelo Brasileirão no Maracanã.
A vitória também faz o Fluminense melhor seu retrospecto em clássicos — essa foi apenas a segunda na temporada. A única anteriormente foi no duelo contra o Vasco, pelo primeiro turno desta edição do Brasileirão, por 2 a 1. Ao todo, são duas vitórias no últimos 17 clássicos disputados.
A boa fase de Mano Menezes
A vitória sobre o Flamengo foi a primeira do técnico Mano Menezes em clássicos defendendo o Fluminense. Anteriormente, ele tinha perdido para Vasco e Botafogo. Porém, o comandante ampliou a boa fase sobre o Rubro-Negro: agora são cinco vitórias consecutivas, somando as outras quatro conquistadas quando defendia o Internacional.
Por: Se Liga Macajuba
Fonte: Ge