Nem ameixa, nem mamão: essa fruta barata é a melhor opção para quem precisa soltar o intestino

Imagem: Reprodução

Ficar com intestino preso, apesar de comum, não é nada confortável. Esta doença, que costuma ser afetar mais as mulheres do que os homens, é provocada, principalmente, pelo baixo consumo de fibras, mas também pode ter relação com a pouca ingestão de água e o sedentarismo. 

Para lidar com o problema rapidamente, é comum a busca por frutas como ameixa ou mamão, mas o que muitos ainda não sabem é que existe outra opção de fruta barata e eficiente para resolver a constipação de vez: a laranja

“Além da ameixa e do mamão, outra fruta acessível e eficaz para o trânsito intestinal é a laranja, quando consumida com o bagaço. O bagaço da laranja é rico em fibras insolúveis, que desempenham um papel fundamental na formação do bolo fecal e no estímulo dos movimentos peristálticos”, explica Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais. 

Como a laranja ajuda a soltar o intestino?

Segundo a especialista, os componentes da laranja responsáveis para melhorar o trânsito intestinal e combater a constipação são: 

  • Fibras insolúveis no bagaço: que ajudam a acelerar o trânsito intestinal e aumentar o bolo fecal, como dito anteriormente;
  • Água (cerca de 87% da laranja): que auxilia na hidratação das fezes e no funcionamento regular do intestino; 
  • Ácidos orgânicos (como ácido cítrico): que têm leve efeito estimulante sobre o trato gastrointestinal.

“Além disso, a laranja é riquíssima em vitamina C, que indiretamente auxilia, pois aumenta a absorção de outros nutrientes que vão favorecer a modulação intestinal”. 

Como incluir a laranja na dieta para obter melhores resultados em relação ao intestino preso?

Para adicionar a laranja no cardápio diário e combater a constipação, a nutricionista recomenda que a fruta seja consumida das seguintes maneiras:

1 – In natura

“Coma 1 a 2 unidades de laranja ao natural diariamente, preservando o bagaço, que é rico em fibras. Pode ser consumida após almoço, assim vamos aumentar a absorção de ferro e facilitar a digestão. Ou, no lanche da tarde, combinado com alguma fonte de proteína para trazer mais saciedade”. 

2 – Suco

A especialista explica que sucos de laranja ou que incluem a laranja também são ótimas opções. “Evite coar o suco, pois isso elimina grande parte das fibras”.

3 – Combinação de frutas

“Combine com outras frutas ricas em fibras, como mamão e abacaxi, para potencializar o efeito laxativo e digestivos. Podemos criar um delicioso smoothie”.

4 – Marinadas e molhos

“No almoço, por exemplo, combinando com um delicioso peixe-branco assado com alecrim e laranja. Fica incrível e são inúmeros benefícios”, indica a nutricionista. 

Por: Se Liga Macajuba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.