Começar pela redação é melhor no Enem? Veja o que professores dizem

Foto: Valter Campanato

Se o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, é um mistério até o dia da prova, as técnicas para tirar boas notas, por outro lado, são bem conhecidas por professores. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o tempo ideal para produzir o texto dissertativo-argumentativo deve ser de 1 hora e 30 minutos. Mas uma dúvida que permeia os candidatos é sobre a ordem: afinal, é melhor fazer a redação antes ou depois da prova?

Em geral, os professores de redação indicam que o texto seja realizado antes da resolução das 90 questões das provas de Ciências Humanas e Linguagens. “Os estudantes devem começar pela redação, mas é importante folhear a prova antes de iniciar o texto. O Enem é uma prova integrada e a temática da redação deve aparecer nas questões objetivas”, indica Carol Silveira, professora do curso Entrelinhas.

“Começar pela redação é a orientação número um. Já deve ser incorporada como uma regra”, afirma Vinícius Zacarias, que é professor de redação há oito anos. Segundo ele, o ideal é que os alunos façam o rascunho e, depois das questões objetivas, passem o texto para a folha definitiva.

“Uma hora para a construção do planejamento textual, o “esqueleto” que estruturará a tese e argumentos, e a produção do rascunho. Ao final de toda aplicação da prova, passe o rascunho para a folha definitiva. Esse tempo é importante para descansar o olhar sobre o texto”, explica o professor.

Mas se o candidato é do tipo que tem muita dificuldade com a redação, talvez seja melhor deixar a produção do texto para o final. É o que diz Márcia Cristina Cardoso, fundadora do curso de redação e português RedPort.

“Para os candidatos que têm facilidade, é recomendado que eles comecem pela redação porque dificilmente perderão muito tempo nessa etapa. Mas quem tem dificuldade deve deixar para depois das questões objetivas para não perder muito tempo”, indica.

E sobre o conteúdo do texto? Os professores ressaltam a importância da proposta de intervenção e de uma argumentação embasada. “Textos com uma boa construção lógica, defendendo um ponto de vista sobre um recorte específico do tema, com a tese e argumentos embasados, críticos e uma intervenção criativa e viável”, sinaliza Vinícius Zacarias.

Crédito: Correio

Por: Se Liga Macajuba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.