O câncer de pâncreas, o tipo de tumor maligno deste órgão, pode apresentar alguns sintomas como pele amarelada, coceira no corpo, dor abdominal, dor nas costas ou perda de peso, por exemplo, quantidade e gravidade variam dependendo do tamanho do tumor, da localização infectada do pâncreas, dos órgãos ao redor afetados e se há metástases ou não.
A maioria dos casos de câncer de pâncreas não apresentam sintomas no estágio inicial, ou apenas muito leves, dificultando a identificação. No entanto, quando esses sintomas são graves ou quando outros sinais e sintomas aparecem, é possível estar em um estágio avançado.
Principais sinais e sintomas
Na maioria dos casos, o câncer se desenvolve em células que produzem sucos digestivos, conhecidos como câncer pancreático acretivo, e podem causar sintomas como:
- pele e olhos amarelos, quando atinge o fígado ou pressiona os dutos que carregam bile;
- urina escura, que ocorre pelo acúmulo de bilirrubina no sangue, devido à obstrução da transferência de bilias;
- Fezes brancas ou gordurosas devido à dificuldade de atingir bile e bilirrubina nos intestinos;
- coceira na pele, também devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue;
- Dor abdominal forte irradia para as costas quando o tumor cresce e pressiona os órgãos adjacentes ao pâncreas;
- Digestão constante e ruim, quando impede a liberação de suco pancreático nos intestinos, dificultando a digestão de alimentos gordurosos;
- Falta de apetite e perda de peso devido à mudança na digestão e alterações hormonais causadas pelo câncer;
- Náuseas e vômitos frequentes, quando o tumor previne e pressiona o estômago;
- Formação de coágulos sanguíneos ou sangramento, devido à interferência na coagulação causada por alterações hormonais na doença, lesão causada por órgãos e circulação ao redor
- O desenvolvimento do diabetes, que pode ocorrer quando o tumor interfere no metabolismo do pâncreas, que altera a produção de insulina;
Além disso, esse tipo de câncer também pode se desenvolver em células responsáveis pela produção hormonal, e nesses casos, os sinais comuns incluem excesso de acidez, aparecimento frequente de úlceras estomacais, alterações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, aumento do fígado ou diarreia grave, por exemplo.
Como esse tipo de câncer em seu estágio inicial não causa sintomas, a maioria dos pacientes descobre o diagnóstico apenas em um estágio mais avançado ou final, quando o câncer já se espalhou para outros locais, dificultando o tratamento.
Entenda como tratar esse tipo de câncer.
Quando ir ao médico
Ter um ou alguns desses sintomas não indica a presença de câncer, no entanto, recomenda-se consultar um clínico geral, gastroenterologista ou endocrinologista quando um ou mais sintomas aparecem intensamente ou levam mais de 1 semana para desaparecer.
Nesses casos, se a causa não for encontrada com avaliação clínica e exames de sangue preliminares, pode ser realizada uma tomografia computadorizada para determinar se há alterações no pâncreas, exames de sangue, para monitorar se há alterações nos níveis de certos hormônios, o que pode confirmar o diagnóstico.
Principais causas de câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas parece estar ligado a alterações genéticas no órgão, e algumas espécies podem ser genéticas, embora não se saiba qual é a causa exata.
Há também alguns fatores de risco que dão ao desenvolvimento do câncer, como idade acima de 50 anos, tabagismo, consumo excessivo de álcool, nutrição sobre gordura, frituras e carne vermelha.
Fonte: Rede Brasil