Dor nas costas que não passa: o que pode ser, e quando é grave.

Imagem: Redes Sociais

Quando a dor nas costas limita as atividades do dia a dia ou quando dura mais de 6 semanas para desaparecer, é recomendado consultar um ortopedista para que sejam feitos exames de imagem, como raio-X ou tomografia computadorizada, para que seja identificada a causa da dor nas costas e iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de anti-inflamatórios, cirurgia ou fisioterapia.

Na maioria dos casos, a dor nas costas melhora ao longo de 2 a 3 semanas, desde que a pessoa permaneça em repouso e aplique compressas mornas na região da dor. Em alguns casos, o médico pode indicar também o uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto e promover a recuperação e a qualidade de vida da pessoa.

O que pode ser

A dor nas costas acontece principalmente devido a situações de estresse muscular causado por esforços ao levantar muito peso, estresse ou à má postura durante o dia, por exemplo.

No entanto, nos casos em que a dor é constante e não passa mesmo com o repouso e aplicação de compressa, pode ser indicativo de situações mais graves, como compressão da medula, hérnia de disco, fratura de uma vértebra ou câncer ósseo, por exemplo, sendo importante consultar o ortopedista para que seja feito o diagnóstico.

Como saber se a dor nas costas é grave

A dor nas costas pode ser considerada grave quando:

  • Dura mais de 6 semanas;
  • É muito forte ou piora ao longo do tempo;
  • Existe dor intensa quando se toca levemente sobre a coluna;
  • É verificada perda de peso sem razão aparente;
  • Há dor que irradia para as pernas ou que provoca formigamento, principalmente quando se faz esforço;
  • Exista dificuldade para urinar ou incontinência fecal;
  • Há formigamento na região da virilha.

Além disso, pessoas com menos de 20 anos ou com mais de 55 anos ou que fazem uso de esteroides ou drogas injetáveis têm maior probabilidade da dor nas costas ser indicativo de alterações mais graves.

Apesar de na maioria dos casos a dor nas costas não ser considerada graves, na presença de qualquer um desses sinais ou sintomas é importante consultar o ortopedista para que seja feita a avaliação e iniciado o tratamento, caso seja.

Fonte: Rede Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.