Os profissionais da USF do povoado Santa Luzia criou um grupo de Hiperdia com pessoas portadoras de Hipertensão Arterial Sistólica e/ou Diabetes Mellitus na comunidade adscrita e vem desenvolvendo rodas de conversa, aferindo pressão arterial, medindo a glicemia capilar, aplicando vacina, fazendo avaliação antropométrica, promovendo sorteio de brindes, dispensando medicamentos, dentre outras atividades.
Na presente semana, o grupo do Hiperdia contou com a participação do Educador Físico do NASF para realização de exercícios e orientações sobre hábitos saudáveis, tudo de forma alegre e bem descontraída, no espaço comunitário do mercado de Santa Luzia.
Ações como estas fortalecem a promoção da saúde, pois pessoas que participam de grupos e medem a pressão com mais frequência tendem a ter um acompanhamento mais efetivo, diminuindo a chance de infartos cardíacos assim como acidentes vascular cerebrais, os famosos AVC’s. Além disso, fazer controle da glicemia capilar com mais constância favorece um ajuste melhor da dosagem dos hipoglicemiantes e o efetivo controle da Diabetes, evitando futuros problemas visuais, doença renal, vascular, amputações de membros dentre outras complicações.
A Secretaria da Saúde parabeniza a equipe de Santa Luzia pelo empenho e principalmente aos membros do grupo Hiperdia por quererem melhorar a sua saúde com um novo estilo de vida.
Fonte: Ascom