Faleceu na noite de sexta-feira (11) Carlos Lázaroda Cruz, conhecido por todos como mestre Cacau do Pandeiro, aos 93 anos, em Salvador. A noticia foi confirmada pelo seu genro, o apresentador Ricardo Vasconcelos, que é casado com sua filha Luana. A causa da morte não foi divulgada.
Mestre Cacau morreu no dia do seu aniversário, com 85 anos de carreira. O sambista também é pai da secretária estadual de mulheres do PSB (BA).
Nascido em 11 de fevereiro de 1929, em Salvador, o mestre do samba colecionava inúmeras apresentações, sobretudo no Carnaval, onde participou de blocos como Jacu, Barão, Internacionais, e também em bailes nos clubes Português, Palmeiras da Barra, Associação Atlética da Bahia, Bahiano de Tênis, Fantoches e Bahia. Dona Ivone Lara, Elza Soares e o saudoso Jamelão são alguns dos artistas famosos que já dividiram o palco com ele.
Ainda nos anos de 1940, Cacau fundou a Orquestra Yemanjá e teve suas primeiras participações no grupo de choro, pioneiro na Bahia, “Os Ingênuos”. Lá, ele descobriria o pandeiro, instrumento que se tornaria, mais tarde, a sua marca registrada. Ainda fundou, juntamente com amigos, o bloco Lero-Lero, uma alternativa ao Bando Anunciador do Rio Vermelho, que depois se tornou a sua grande paixão.