Rio transborda e deixa comunidade quilombola ilhada na Bahia

Imagem: Redes Sociais

Um rio transbordou e deixou uma comunidade quilombola ilhada no município de Conde, na região nordeste do estado. Cerca de 40 famílias estão sem poder sair da localidade e o único acesso possível é através de lancha.

Embora a cidade não tenha registrado chuva nos últimos dias, o nível do rio subiu e diversas ruas ficaram alagadas. Até este sábado (3), nove famílias da cidade estão desalojadas e foram levadas para abrigos provisórios.

Claudio Telles, secretário de Meio Ambiente de Conde, afirmou que houve registros expressivos na estação Usina Altamira, que monitora o nível de água que sobe no rio Itapicuru. Ele contou que o nível na usina está abaixando, mas ainda está em elevação e que por causa disso, a água não baixou na cidade.

A Prefeitura de Conde publicou nas redes sociais um comunicado um alerta para estado de emergência por causa da inundação do Rio Itapicuru.

Segundo a prefeitura, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) registrou na estação Usina Altamira uma vazão de 365m3/s e uma cota de 1.097cm na sexta-feira (2), ficando acima da cota de alerta para inundação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.