Você sabia que dia 22 de Abril é dia Mundial da Terra? Confira:

Foto: Divulgação

Dia 22 de abril é celebrado o ‘Dia da Terra‘, um convite para refletir sobre como nossas ações interferem na natureza e, consequentemente, na vida do Planeta como um todo. A data incentiva práticas sustentáveis, como redução do consumo, limpeza dos rios e mares e a destinação correta dos resíduos. Sem dúvida, essas iniciativas são importantes, mas o cuidado com o Planeta pode começar de maneira ainda mais simples: se conectar com a natureza pode ser o primeiro passo para grandes mudanças.

Para agir em prol da conservação, é preciso aprender a valorizar o que existe, reconhecer o papel fundamental dos animais, das plantas e de todo o ecossistema. É preciso admirar essa infinidade de natureza que nos sustenta e, assim, lutar pela proteção da nossa Terra. Em tempos em que tudo é tão instantâneo, parar para observar o que sempre esteve ao nosso redor pode ser o ‘remédio’ para o Planeta.

O que você tem feito pelo bem do Planeta?
É preciso reduzir o consumo para conter as mudanças climáticas

Confira a seguir, a mensagem do senhor António Guterres, atual secretário geral da ONU – Organização das Nações Unidas.

“Hoje é o Dia Internacional da Mãe Terra.

É uma chance de refletir sobre como a humanidade vem tratando nosso planeta. A verdade é que temos sido maus guardiões de nosso frágil lar.

Hoje, a Terra está enfrentando uma tripla crise planetária: distúrbio climático, natureza e perda de biodiversidade, poluição e desperdício.

Essa tripla crise está ameaçando o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo. Os alicerces de uma vida feliz e saudável – água limpa, ar fresco, clima estável e previsível – estão em desordem, colocando em risco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável..

Mas ainda há esperança.

Cinquenta anos atrás, o mundo se uniu para a Conferência de Estocolmo. Foi o início do movimento ambiental global. Desde então, vimos o que é possível quando agimos como um.

Encolhemos o buraco na camada de ozônio. Expandimos as proteções para a vida selvagem e os ecossistemas. Acabamos com o uso de combustível com chumbo, evitando milhões de mortes prematuras.

E apenas no mês passado, lançamos um esforço global histórico para prevenir e acabar com a poluição plástica.

Provamos que juntos podemos enfrentar desafios monumentais. E o direito a um ambiente saudável está ganhando força. Mas precisamos fazer muito mais. E muito mais rápido. Especialmente para evitar uma catástrofe climática.

Devemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.Estamos longe do rumo.

Para manter 1,5°C vivo, os governos devem reduzir as emissões em 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.